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Facilite sua vida com o Amazon FBA

Eu sei que a rotina de quem vende na internet exige muito, a demanda física e mental é gigante e muitas vezes o corpo e mente nos cobram e acabamos cometendo algumas falhas no processo.


Infelizmente, nem os clientes, nem as plataformas estão dispostos a entender o que passamos do lado de cá do "front". Por isso, precisamos estar atentos a tudo que possa nos ajudar em nossa empresa.


Pensando nesses fatores, hoje quero te contar sobre o programa Amazon FBA - Logística da Amazon.


Oferecido há um tempo pela gigante de vendas, o FBA é um serviço em que a plataforma guarda seus produtos, cuida da embalagem, envio e até mesmo do pós-venda com os clientes. Para quem tem uma operação reduzida é sem dúvidas uma ótima opção para manter a qualidade na prestação de serviços e evitar qualquer tipo de problema com a Amazon (bloqueio de conta, por exemplo).


Enquanto no FBA a Amazon fica responsável pela logística e o processo de envio dos produtos em geral, o vendedor fica por conta dos outros aspectos de venda e oferta de produtos. Como escolher os itens a serem vendidos, como anunciá-los… O vendedor também deve se certificar de que os itens foram enviados ao depósito da forma correta, prontos para serem despachados para os clientes (embalagem, integridade etc). É fundamental que o vendedor acompanhe diariamente o inventário para garantir que seu produto não fique fora de estoque.


Como o FBA paga os vendedores? Ao configurar uma conta FBA, o vendedor fornece um cartão de crédito e uma conta bancária. A Amazon cobra quaisquer taxas no cartão fornecido e a receita das vendas é depositada na conta bancária designada. Os pagamentos aos vendedores da Amazon são rastreados automaticamente e, normalmente, efetivados a cada 14 dias.


Quais as vantagens de usar o FBA?


Esse programa oferece inúmeros benefícios para quem vende online, incluindo o envio rápido de mercadorias, espaço de armazenamento adequado aos produtos, todo o processo de devolução caso necessário, pós-venda além do vendedor se tornar uma marca "Amazon Prime". Na maioria dos casos, essas vantagens economizam recursos financeiros e tempo para os vendedores, que podem focar mais tempo no gerenciamento adequado de seu negócio ao invés de perder tempo com o resto da operação.


  • Logística e despacho Primeiro e principalmente, o FBA simplifica a logística e o envio dos produtos. O serviço elimina a necessidade do vendedor manter uma estrutura de armazenamento dos produtos e de funcionários para separar, embalar e enviar as encomendas.

  • Espaço de armazenamento ilimitado Como você enviará seus produtos para o centro de distribuição da Amazon, seu espaço de armazenamento é, praticamente, ilimitado. Assim é possível, inclusive, aumentar a gama de produtos oferecidos por sua loja.

  • Envio rápido e vantagens nos custos Pedidos feitos pelo FBA são enviados mais rápidos e com custos mais baixos do que a grande maioria dos vendedores conseguem efetuar por conta própria. Como a Amazon possui uma estrutura gigante, a empresa consegue praticar preços mais baixos no envio de produtos. A excelência na operação garante que seus produtos serão entregues ao comprador mais rápido, com preço abaixo da média, o que torna sua oferta mais atrativa em relação às demais.

Então o FBA só tem vantagens? É claro que esse sistema pode te ajudar muito, mas existem alguns fatores que você deve levar em conta antes de aderir ao FBA. Na balança, acreditamos que há mais vantagens que desvantagens, mas vamos esclarecer alguns dos fatores que você deve considerar:


  • Custos fixos e taxas Para manter esse sistema funcionando, a Amazon tem custos, é claro, então o vendedor terá que pagar por isso. Algumas taxas são previsíveis, como a de envio, por exemplo, que tem uma base dependendo do tipo de produto, peso e dimensões. Outras variam, e o vendedor deve ficar atento para não perder sua margem de lucro.

  • Taxa de devolução Como o FBA simplifica muito a entrega e devolução dos produtos, é possível que o vendedor vivencie um aumento incomum na taxa de retorno das vendas. Entretanto, a Amazon tem restrições para proteger o vendedor. A maioria dos itens possuem uma janela de 30 dias para serem devolvidos, enquanto alguns não podem ser devolvidos de nenhuma forma.

  • Preparação de produtos A Amazon impõe um conjunto relativamente complexo de regras sobre como os vendedores devem preparar seus itens antes de enviá-los para os centros de distribuição FBA. Como falei acima, se você não preparar adequadamente seus produtos, a Amazon cobrará taxas adicionais para aceitá-los.


Vender online é um desafio diário e toda ajuda é válida para facilitar a sua vida. Cabe a você pesquisar e compreender se o programa Amazon FBA é uma boa opção para sua empresa. Se quiser saber mais, tirar suas dúvidas e analisar seu perfil, entre em contato com a gente. Nossa equipe está à sua disposição.

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