top of page
Buscar

Quanto tempo dura um bloqueio na Amazon?

Dá para entender porque a Amazon é muito cautelosa com seu regulamento, afinal, eles são responsáveis pelas compras de mais de 2 bilhões de usuários que acessam seu site mensalmente, além de milhares de vendedores.


É por isso que as suspensões acabam sendo comuns. A Amazon frequentemente tem algo a alegar quando percebe que você não está seguindo à risca algum item de seu regulamento, fugindo dos padrões de venda exigidos pela plataforma, calhando na suspensão dos seus privilégios de venda na plataforma.


Por que uma conta é suspensa? I) Mau desempenho:


A Amazon mensura o desempenho de um vendedor a partir de três métricas:


  • Taxa de defeitos dos pedidos (ODR), que deve ser inferior a 1%

  • Taxa de cancelamento, que deve ser inferior a 2,5%

  • Taxa de atrasos de envio, que deve ser inferior a 4%


II) Violação direta de políticas da Amazon

Outro grande fator que gera bloqueios de contas são as violações às políticas da plataforma, sendo as mais comuns:


  • Venda de produtos restritos

  • Venda de produtos usados como novos

  • Venda de produtos diferentes do descrito na catalogação

  • Venda de produtos falsificados

  • Infração de direitos autorais/intelectuais

  • Múltiplas contas de vendedor

  • Manipulação de reviews do produto

  • Fraude nas informações do comércio


Quanto tempo dura o bloqueio da conta Amazon?


A Amazon é quem tem a palavra final sobre os motivos da suspensão e sua duração. Não existe uma tabela de tempo fixo para sua conta ser restabelecida, isso vai de dias a meses. Tudo vai depender de como seu recurso é formulado.


Fique atento ao recurso! O vendedor com a conta bloqueada tem 17 dias para fazer uma apelação à plataforma. Geralmente, a Amazon dá seu primeiro parecer entre 24 e 48 horas do envio do recurso, só que isso varia muito do motivo de sua suspensão e da época do ano em que ela ocorreu.

É bem provável que, caso faça seu recurso sem o acompanhamento de um especialista, como nossos consultores, seu recurso será negado inicialmente com solicitações de "maiores detalhes" que não foram incluídos em seu recurso ou, simplesmente, ficar dias travado esperando uma resposta. Muitas vezes, o feedback da Amazon demora mais do que deveria, pois os vendedores se apressam para enviar o recurso sem incluir um plano de ação claro para corrigir os erros alegados e evitar que ocorram novos. Infelizmente a plataforma nem sempre é muito clara em explicar porque você foi suspenso.


O segredo para superar essa fase é ter perseverança e muita atenção ao formular seu recurso e plano de ação.


Histórico de bloqueios torna tudo mais difícil. Sua suspensão vai durar mais tempo se você possui histórico negativo de bloqueios na plataforma, principalmente se o novo bloqueio for pelo mesmo motivo que gerou essa situação anteriormente. Isso ocorre porque a plataforma considera isso falta de comprometimento do vendedor em seguir seu plano de ação.


Evite ser bloqueado, conte com a WebSellers para uma consultoria completa em sua loja na Amazon.


Dá pra desbloquear minha conta Amazon?


É totalmente possível, da mesma forma que é um grande desafio. A Amazon não tem um telefone para você ligar e resolver de forma simples, então o vendedor só pode cruzar os dedos e torcer para seu apelo ser considerado pela plataforma.


O que mais funciona nos recursos é:


  • Reconhecimento, por parte do vendedor, dos erros que causaram danos aos clientes

  • Comprometimento em melhorar o atendimento ao cliente e reconhecimento do privilégio de vender na Amazon

  • Compreensão da suspensão sem criticar o processo


Posso abrir uma segunda conta enquanto estou bloqueado? Tecnicamente, você pode. Mas nós recomendamos fortemente que você não siga essa opção. A Amazon vai tornar esse procedimento extremamente difícil para você, além de que é proibido utilizar as mesmas informações comerciais em mais de uma conta.


Consigo recuperar uma conta suspensa há muito tempo? Nós chamamos isso de suspensão "fria" e sim, é possível. Já conseguimos reverter suspensões de mais de um ano, mas vai ser mais difícil se a Amazon já tiver devolvido seu dinheiro.


Como proceder com a suspensão? Mantenha a calma e de forma alguma tenha pressa para montar seu recurso.

Você vai precisar de um Plano de Ação claro e, principalmente, precisará cumprir o que foi proposto para evitar ter sua conta bloqueada novamente e seu dinheiro retido pela plataforma.


Aqui na WebSellers temos uma equipe de especialistas à disposição para entender sua real situação, tirar todas suas dúvidas e formular um recurso matador para você voltar a vender e lucrar o quanto antes na Amazon. O nosso negócio é fazer o sucesso do seu!

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Buscar

image-removebg-preview (9).png
bottom of page