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Amazon FBA vale a pena?

Entenda o que é, como funciona e se é para você esse serviço da Amazon.


O final de ano se aproxima e uma questão feita por vários vendedores é: o Amazon FBA ainda valerá a pena em 2022 e depois? A resposta é: sim. Se quer entender os motivos, continue a leitura.


Em 2020 e 2021, aproximadamente 54% das vendas da plataforma não foram feitas pela Amazon em si, mas pelos vendedores associados na plataforma. Dessa porcentagem, 92% usam os serviços da Amazon FBA no gerenciamento de seus comércios.


A competição fica cada dia mais acirrada à medida que o consumidor se acostuma cada vez mais com compras online. Atualmente 62% dos compradores começam a pesquisar um produto pela Amazon.


Quanto ganha um vendedor da Amazon?


Todo mundo que pensa em começar a vender na Amazon se faz essa pergunta, então vamos ver os dados fornecidos pela plataforma sobre os vendedores inscritos no FBA.

Lembrando que esses valores são calculados em dólares.


  • 50% dos vendedores fazem mais de US$ 5.000 mensais

  • 25% dos vendedores fazem mais de US$ 25.000 mensais

  • 50% dos vendedores já alcançaram mais de US$ 50.000 no total de vendas na Amazon

  • 19% dos vendedores já fizeram mais de 1 milhão de dólares (no total) na Amazon


A rede de suporte da Amazon, além da enorme quantidade de clientes em sua base, faz com que muitos vendedores consigam ser bem sucedidos mesmo com pouco tempo na plataforma.


Claro, você está pensando: "o faturamento é bom mesmo, mas qual o lucro real desses vendedores?"

E você está certo em questionar, afinal, você pode faturar um milhão e ter pouquíssimo lucro se seus custos forem altos.


Comparado com o modelo tradicional de negócios, vender na Amazon possibilita que, quem se planeja consiga ótimas margens de lucros. São esses os números da plataforma:


  • 68% dos vendedores da Amazon tem margem de lucro acima de 10%

  • 36% dos vendedores ganham pelo menos 20% de lucro

  • 20% dos vendedores já alcançaram pelo menos US$ 100.000 de lucro na Amazon


Prós e contras de utilizar o Amazon FBA:

O FBA é um modelo incrível que, independente de sua experiência com E-commerce, possibilita a abertura e gerenciamento de uma loja online com potencial de alcançar milhões de clientes. Mas como tudo na vida, possui fatores favoráveis e contrários.


PRÓS

  • Acesso à base de clientes da Amazon.com. A plataforma possui aproximadamente 3 bilhões de acessos mensais e mais de 300 milhões de assinantes Prime. Sendo dono de um comércio local, você colocará seus produtos em uma vitrine para milhões de pessoas diariamente;

  • Com o FBA, a Amazon cuidará de toda a logística. Você envia o produto para o centro de distribuição da plataforma, que vai embalar, enviar e até mesmo cuidar de parte do atendimento ao cliente para você.

  • PRIME: os vendedores que utilizam o FBA possuem o selo "Prime", tendo acesso exclusivo à base de assinantes do Amazon Prime.


CONTRAS

  • Taxa de armazenamento: como você deixará seus produtos em um centro de distribuição da Amazon, você pagará taxas de estoque. Existem as de médio e longo prazo. Assim dependerá de você fazer uma boa gestão de estoque para evitar pagar mais taxas.

  • Taxas do FBA: a Amazon vai buscar, armazenar, embalar e enviar seus produtos para os clientes, e isso tem um custo, que você terá que arcar. Esses custos variam pelo tamanho e peso dos produtos, principalmente.

  • Facilidade dos clientes devolverem produtos: a política de retorno da Amazon é muito generosa e, dependendo do segmento, alguns vendedores poderão ter uma taxa mais alta de devoluções.


O que fazer? O Amazon FBA vale a pena?


Para ser bem sucedido na Amazon, você deve ter consistência e qualidade no atendimento. Entender seu ritmo, seus custos e sua margem de lucro nos produtos.


A Amazon é uma plataforma competitiva, a maior do mundo, e que, ao contrário do que muitos gurus vendem, requer tempo e dedicação para engrenar seu negócio e ser um vendedor bem sucedido.


O serviço de FBA pode facilitar muito a vida do vendedor, e na nossa opinião, vale a pena contar com esse serviço. Você decide como tocar seu negócio, mas para nós, esse serviço tem muito mais benefícios que desvantagens.


Tem dúvidas sobre o Amazon FBA? Fale com a gente, estamos de prontidão para te atender. WebSellers, nosso negócio é fazer o sucesso do seu!

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